Sessões Documentais de Família - Day In The Life

A fotografia documental de família é uma abordagem foto-jornalistica do dia a dia da família, que tenta preservar a história da família, tal como ela é ao dia de hoje.

As sessões “Day in the life" ou "Um dia na vida" pretendem captar a essência real através da rotina quotidiana: as refeições, as viagens no carro, a ida ao supermercado, as birras, os animais de estimação... captando as expressões reais com todas as variações de humor e dinâmicas próprias da vida real.

O principio é não poder interferir na vossa rotina, não posso por exemplo pedir para ficarem perto da janela porque a luz esta mais bonita, como faço nas sessões lifestyle. Tenho que ser uma "mosca na parede" que vos observa, interagindo o mínimo possível e deixando que se desenrole o vosso dia sem qualquer interferência.

O resultado é mágico! Ora espreitem.

Apresento-vos uma família super especial que já acompanho há vários anos.

Tive o imenso prazer de fotografar o casamento dos pais e os batismos das crianças, entre outras sessões maravilhosas de família que fizemos entretanto, num género lifestyle. Quando propus à mãe esta aventura de fazermos uma sessão de fotografia documental de família, a reposta foi imediatamente que sim. Mesmo sem conhecer bem este tipo de abordagem, decidiu confiar na minha visão e abrir a porta da sua casa a uma experiência diferente que no futuro certamente trará memórias únicas, como um botão de regresso a este momento das suas vidas.

Naquele dia de novembro, cheio de sol, cheguei a casa da família às 8H da manhã, ainda as três crianças estavam a dormir quando, sorrateiramente comecei a captar as primeiras expressões, claro que tive que explicar-lhes com calma o que estava ali a fazer… e em menos de 5 minutos já tudo se desenrolava como se eu fosse invisível.

Foi um dia cheio de actividades que esta família de cinco já costuma fazer aos fins de semana, tomaram o pequeno almoço juntos, a mais pequena decidiu dar banho ao gato, fomos à lavandaria, depois fomos almoçar ao restaurante, passaram a tarde a andar de skate e ainda fomos brincar no museu dos brinquedos. Pelo meio houve uma birra, dois “doi-doi´s”, encontrámos um cavalinho de madeira numa carpintaria antiga escondida no centro da cidade e fomos ver as luzes de Natal.

O resultado foi uma selecção dos melhores momentos que depois foram compilados num álbum, mais do que um álbum, é um documento que reúne estes momentos em suporte fisico, para ver e rever ao longo dos anos.

Gostavam de experimentar? Vamos a isso!


UM DIA NA VIDA DA FAMILIA F.